O Jardim das Palavras

o seu pequeno, mas querido jardim..

Refém de si mesmo

Deixe um comentário

Já parou pra pensar o quanto as pessoas que agem sob o impulso do medo, da sexualidade, do ódio são infelizes? Mas por quê?

No nosso yin-yang diário, precisamos lidar com as polaridades humana e animal, que são opostas em seus princípios, mas misturam-se de tal forma que só notamos a distinção entre elas quando observamos seus extremos.

O lado humano, a inteligência que portamos, anseia por objetivos grandiosos, profundos, complexos e específicos. É o impulso da natureza que nos mantém vivos e mantém o Universo ativo, em sua infinita beleza. Devolver ao meio a energia que se recebe todos os dias, abençoar as coisas com o sistema inteligente do qual somos portadores

A infelicidade surge, quando impulsos animais nos dominam, os impulsos necessários para a sobrevivência instintiva: a reação destrutiva, a fuga. Não porque explodir de raiva sobre alguém que nos levou ao limite da paciência seja ruim, a sensação de alívio é agradável, mas nossa consciência percebe que nossa vontade e inteligência se anulam em tal circunstância, de forma que não teremos como participar desta atitude, apenas reagir, sermos meros expectadores impotentes.

Não há possibilidade de exercer o livre arbítrio, de escolher, de aplicar a inteligência humana. Nos tornamos reféns de um ser impensante.

Nosso Deus interior desanima, pois percebe que deixamos a fraqueza assumir o controle e nisto, não teremos capacidade de surpreender, apenas decepcionar. O ser humano sem sua vontade, sem o poder de escolha é mero animal, portador de dialeto, vestimentas e cultura, sem disto produzir nada único, peculiar seu e sim o comum da manada que faz parte.

Em alguns a fraqueza é tão grande que abafam sua própria consciência, enterrando suas potencialidades e sua conexão com o Universo. São ruidosos e agitados, inquietos. Pudera, é o som da loucura de se afastar, cada dia mais, da verdadeira felicidade que é conquistar-se e construir-se.

Autor: Neubert

Sou uma pessoa criativa, inteligente e idealista. Busco vencer minhas dificuldades, aproveitando meu conhecimento e desejo de acertar para alcançar no fim de cada dia a sensação do dever cumprido.

Deixe um comentário